Centro de Acolhimento de São João de Deus

Olhando para a nossa cidade e aldeias, verificamos o envelhecimento da população e constatamos situações dramáticas em que os idosos devidos às muitas transformações a que a nossa sociedade se encontra sujeita, são confrontados com a deficiente incapacidade das famílias em tomar conta destes. Quer devido à imigração, a falta de condições higiénicas e climatéricas, falta de meios humanos.
Foram devido a estas necessidades que se tentou criar uma resposta adequada. Ela surgiu do coração generoso de um humilde casal (Sr.ª Dª Clotilde e Sr. Francisco) que ofertaram um espaço de terreno com cerca de 7.000 m2 no Bairro de São Domingos na Guarda.
Aproveitando esta generosidade, a Associação Católica dos Enfermeiros e Profissionais de Saúde, a quem a oferta foi feita em primeiro lugar, juntamente com a Liga dos Servos de Jesus fundaram conjuntamente o Centro de Acolhimento de São João de Deus.
Este só foi possível concretizar devido ao apoio incondicional de pessoas voluntárias, da segurança social e do suporte económico do Instituto de São Miguel.